Internacional Catar negocia cessar-fogo na Faixa de Gaza em troca de reféns do...

Catar negocia cessar-fogo na Faixa de Gaza em troca de reféns do Hamas

“As discussões dizem respeito à libertação de 12 reféns, metade deles americanos, contra uma trégua de três dias, para permitir ao Hamas liberar os reféns”, disse a fonte, falando sob condição de anonimato.

Em Doha, outra fonte anônima próxima das discussões, indicou anteriormente que o Catar liderava a mediação “em coordenação com os Estados Unidos (…) para obter a libertação de 10 a 15 reféns em troca de um cessar-fogo de um a dois dias”.

De acordo com a fonte, próxima do Hamas, as discussões estão paralisadas neste momento “sobre a duração” da trégua e a inclusão num possível acordo do “norte da Faixa de Gaza, palco de operações de combate em grande escala”. “O Catar está aguardando uma resposta dos israelenses”, acrescentou.

A trégua deverá também permitir ao Egito, que faz fronteira com a Faixa de Gaza, “entregar mais ajuda humanitária” ao território palestino sitiado, através da passagem de Rafah, segundo a mesma fonte.

“Não comento nenhuma negociação”, disse o porta-voz do governo israelense, Eylon Levy.

Recomendado para si:  Justiça francesa agrava sentença de violador de Gisèle Pelicot para 10 anos de prisão

Mais de 240 pessoas foram raptadas e levadas para Gaza no dia do ataque de comandos do Hamas a Israel, em 7 de outubro. Vários estrangeiros, incluindo dez americanos, estão entre os reféns.

Deste modo, pelo menos 1.400 pessoas morreram em Israel durante o ataque que desencadeou uma guerra, de acordo com as autoridades israelenses.

Na Faixa de Gaza, a retaliação de Israel, que diz querer destruir o Hamas, deixou 10.569 mortos, incluindo 4.324 crianças, segundo o Ministério da Saúde do Hamas, organização que governa a região.