Internacional Câmara dos EUA destitui Kevin McCarthy do cargo de presidente da Casa

Câmara dos EUA destitui Kevin McCarthy do cargo de presidente da Casa

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, na terça-feira (03), a destituição do deputado Kevin McCarthy da Presidência da Casa.

A votação histórica terminou com 216 parlamentares a favor e 210 contrários — oito republicanos votaram para remover McCarthy do cargo.

McCarthy é considerado um moderado do Partido Republicano e vem sendo acusado de trabalhar pelos interesses da Casa Branca, chefiada pelo presidente democrata Joe Biden, da sigla de oposição.

O republicano Patrick McHenry foi escolhido como interino até que um novo presidente da Câmara seja eleito. Até essa nova eleição, os trabalhos da Casa devem permanecer paralisados.

Atritos no Partido Republicano

O Partido Republicano conquistou a maioria na Câmara dos Representantes nas eleições de 2022. No entanto, os democratas, do partido do presidente Joe Biden, mantiveram o controle do Senado.

A eleição para escolher o novo presidente da Câmara foi bastante conturbada desde o início. Foram 15 rodadas de votação na Casa até que o nome de McCarthy fosse cravado como o novo presidente.

Recomendado para si:  Tribunal Superior de Gauteng ordena devolução de 29 milhões de rands por Jacob Zuma

No entanto, os ânimos ficaram ainda mais acirrados depois que McCarthy e outros deputados do partido firmaram um acordo com os democratas para aprovar o orçamento do governo norte-americano. A ala de extrema direita do Republicano considerou o movimento como uma traição ao partido.

Um dos principais adversários de McCarthy dentro do Partido Repúblico é o deputado Matt Gaetz. O político foi quem apresentou uma “moção para deixar vacante a presidência”, ou seja, derrubar o presidente da Câmara.