Sociedade Moçambique regista redução da mortalidade neonatal

Moçambique regista redução da mortalidade neonatal

Moçambique regista há uns anos redução assinalável da mortalidade neonatal, infantil e infanto-juvenil, mercê da melhoria do acesso aos cuidados de saúde e de programas de imunização.

A informação consta do relatório dos Indicadores Demográficos de Saúde (IDS 2022-2023) divulgado quinta-feira, na cidade de Maputo, em cerimónia dirigida pelo vice-ministro do sector, Ilesh Jani.

Contudo, a pesquisa, conduzida pelos institutos Nacional de Estatística (INE) e de Saúde (INS), indica que a mortalidade em recém-nascidos, por exemplo, reduziu de 54 para 24 por mil nascimentos entre 1997 e 2022.

Já o número de mortes em bebés de até um ano decresceu de 135 para 39 por mil nados vivos, enquanto a mortalidade em menores de cinco anos baixou de 201 para 60.

Entretanto, o relatório destaca ainda o aumento de partos institucionais de 48 para 65 por cento entre os inquéritos de 2003 e do ano passado. Por outro lado, 68 por cento dos partos nos dois anos anteriores ao inquérito foram assistidos por profissionais de saúde qualificados, sendo mais notáveis nas áreas urbanas.

Recomendado para si:  Município de Nampula intimado a remover vendedores informais das vias públicas