Sociedade Casas na Polana Caniço em risco de desabar devido à erosão

Casas na Polana Caniço em risco de desabar devido à erosão

Erosão tende a aumentar e ameaça deslizar solos no bairro Polana Caniço, ao longo da Avenida Julius Nyerere, na Cidade de Maputo.

O vereador do ordenamento territorial fala de urbanização mais segura e sustentável como solução e diz estar a trabalhar para isso.

O fenómeno que preocupa os moradores do bairro Polana Caniço é antigo e está a alastrar-se. O vereador de ordenamento territorial e construção, Silva Magaia, disse que o problema é causado, em parte, pelas construções que estão em curso naquela área e avançou que a solução definitiva é uma urbanização mais segura.

“A resposta de longo prazo será o fenómeno que está a acontecer ao longo da Avenida Julius Nyerere, onde estamos a ver a urbanização a aproximar-se à praça dos combatentes. O Município está a trabalhar com os interessados no sentido de desenhar planos de ordenamento daquela área, respeitado os direitos das famílias que já ocupam as zonas do bairro Polana Caniço “A” e “B” para que se possa fazer uma transformação, uma urbanização mais segura, mais sustentável, e acreditamos que, a longo prazo, será esta a solução.”

Para Silva Magaia, com carácter de emergência, já foi identificado um empreiteiro que, dentro de dias, vai intervir para, pelo menos, travar a progressão da erosão.

“Neste momento, convidamos empreiteiros e já foi lançado um concurso de resposta tipo emergência para evitar aquela situação de risco permanente de algumas casas desabarem. Não vamos trazer uma solução transformadora, vamos repetir o que foi feito lá, melhorando a colocação de inertes na parte inferior.”

De referir que a área das barreiras da Polana Caniço tem atraído o sector imobiliário, que a cada dia se mobiliza para a construção de edifícios modernos para habitação e serviços.