Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram hoje que testaram com sucesso um míssil balístico intercontinental (ICBM), uma operação previamente divulgada para evitar um agravamento das tensões com a Rússia em pleno conflito ucraniano.
O míssil Minuteman III não armado foi lançado hoje a partir da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, às 01:13 locais (10:13 em Moçambique), e percorreu cerca de 6.760 quilómetros sobre o Pacífico antes de cair no mar perto do atol de Kwajalein, nas ilhas Marshall, anunciou a Força Aérea norte-americana em comunicado.
“Trata-se de um teste de rotina e de operações periódicas destinadas a demonstrar que o sistema de dissuasão nuclear dos Estados Unidos é seguro, fiável e eficaz”, precisou o comunicado.
“Este género de testes foi efectuado mais de 300 vezes e não está relacionado com os actuais acontecimentos mundiais”, acrescentou a mesma fonte.
Os EUA geralmente não anunciam com antecipação os seus testes de mísseis ICBM, mas o último lançamento do Minuteman III um míssil equipado com uma ogiva e que em situação de guerra pode transportar uma bomba nuclear, foi adiado por duas vezes devido às tensões internacionais.
Inicialmente previsto para Março, foi adiado uma primeira vez devido à invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de Fevereiro, pelo facto de Washington recear que Moscovo utilizasse este ensaio para estender o conflito a outros países.















