A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, este sábado, o surto da varíola dos macacos como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.
Este é o nível mais elevado de alerta pois estão já registados cerca de 17 mil casos em 74 países.
O anúncio foi feito pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa, após a reunião do Comité de Emergência para avaliar a evolução da doença no mundo.
Sabe-se, até ao momento, que mais de 16 mil casos já foram registados em 75 países do mundo. “Temos um surto que se está a espalhar rapidamente à volta do mundo, do qual sabemos muito pouco, e que cumpre os critérios dos regulamentos internacionais de saúde”, apontou o responsável, em conferência de imprensa após a reunião.
“O surto global de Monkeypox representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, o que levou a OMS a estabelecer recomendações para quatro grupos de países. O primeiro desses grupos inclui os países que ainda não reportaram casos de Monkeypox ou que não têm registo de contágios há mais de 21 dias, adiantou o diretor-geral da OMS, ao avançar que o segundo grupo abrange os países com casos recentes importados e com transmissão entre humanos.
O terceiro grupo de países são os que apresentam transmissão do vírus entre animais e humanos e o quarto inclui os países com capacidade de produção de testes, vacinas e tratamentos, explicou Tedros Adhanom Ghebreyesus.















