Sociedade Nampula: PRM apreende 425 Kg de cocaína

Nampula: PRM apreende 425 Kg de cocaína

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Uma brigada da Polícia da República de Moçambique (PRM) na Província de Nampula, posicionada no entroncamento entre a EN12 e a EN105 interpelou, na semana passada, uma viatura saindo da região de Jempesse, em Lumbo, próximo ao posto de atracamento de Daraja La Kisiwa Cha Msumbiji, no turístico Distrito da Ilha de Moçambique, transportando 425 quilogramas de cocaína em 14 volumes.

A identificação da viatura contendo drogas só foi possível devido à violação das regras de trânsito por parte do condutor que, durante a perseguição, estacionou a mesma na localidade de Carapira, no Distrito de Monapo, que fica a menos de 100 km da cidade de Nampula e pôs-se em fuga, escreve a Carta.

Segundo fontes policiais, tudo ficaria claro quando uma equipa constituída por agentes da PRM, do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE) e do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) de Monapo efectuou um trabalho de peritagem, onde foram encontradas quantidades de drogas embaladas em sacos e tigelas de cor branca, sinalizadas com um único número “999”.

Entretanto, quando eram duas horas da madrugada, chegava no comando distrital de Monapo um cidadão de 35 anos de idade que responde pelo nome de Assumane Issa Nhororo, natural do distrito de Mocímboa da Praia, na Província de Cabo Delgado e actualmente residente em Jempesse, no Distrito municipal da Ilha do Moçambique, na Província de Nampula. Segundo a PRM, Nhororo trazia duzentos mil e quinhentos meticais (200.500,00MT) no intuito de subornar os agentes policiais e levar a droga apreendida. Sem sucesso, disse a fonte, acabou sendo detido.

No entanto, com a investigação em curso, acabou se apurando que o proprietário da viatura e de uma outra usada para transportar drogas saindo da zona de Jempesse, era um cidadão que responde pelo nome de Atibo Sumail Assumane, residente na cidade de Nampula, tendo sido na ocasião lavrado um auto com o número 23/2022. Estranhamente, as instituições de justiça local não apresentaram até aqui, publicamente, esta grande apreensão e, de acordo com uma nota operativa, apenas uma pessoa se encontra detida.

Refira-se que a Província de Nampula, a par de Cabo Delgado, Zambézia, Sofala, Inhambane, Maputo Província e cidade tornaram-se, nos últimos anos, locais predilectos de recepção e trânsito de drogas, como cocaína, heroína, metanfetamina, ópio e outras, seja por via terrestre, marítima e aérea.