A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADCR) está a implementar um plano de acção visando reduzir a desnutrição infantil no distrito de Chongoene, província de Gaza.
A iniciativa conta com a criação de comités de monitoramento nutricional e capacitação dos membros no uso de produtos locais no confeccionamento de alimentos nutritivos.
A ADCR, em parceria com o Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social (SDSMAS) realizou, recentemente, na aldeia de Poiombo, Chongoene-sede, uma capacitação dirigida a 30membros de oito associações agrárias, técnicos dos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE)e líderes comunitários.
Felício Simbine, coordenador do projecto, disse que foram abordados conteúdos relacionados com a boa nutrição, segurança alimentar e as causas da desnutrição infantil.
Foi divulgada como usar a mandioca e a farinha de milho para confeccionar alimentos ricos em nutrientes, adicionando o coco e cacana ou cenoura, couve, abóbora ou pó de amendoim torrado.
Dércia Mate, responsável da área de nutrição no SDSMAS, apontou como causas da má nutrição, a falta de conhecimento sobre o valor nutricional dos alimentos, fraco poder de compra, a pobreza, dificuldades de acesso a água potável, entre outras.
Aconselhou aos activistas para a observância dos cuidados ao alimentar crianças, nomeadamente, não dar refeição fria e a necessidade de adicionar produtos locais na preparação das comida para os menores.
Apelou também para que se evite servir comidas instantâneas, devido ao seu alto teor de fermentação e a demora na digestão.