Internacional Rio de Janeiro: Regista-se 944 mortes em ações policiais nas operações em...

Rio de Janeiro: Regista-se 944 mortes em ações policiais nas operações em favelas

Pelo menos 944 pessoas morreram em ações policiais no Rio de Janeiro desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro restringiu as operações em favelas durante a pandemia de covid-19, segundo um levantamento hoje divulgado.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo portal de notícias G1, com base em informações do Instituto de Segurança Pública (ISP), e englobam todas as mortes cometidas por agentes policiais, seja em operações ou não, em todo o território do Estado do Rio de Janeiro

Em causa está uma decisão do STF, ditada pelo juiz Edson Fachin em 05 de junho de 2020, que apenas permitia operações policiais em casos “absolutamente excecionais”, após alegados abusos cometidos por polícias em favelas durante a pandemia.

As operações policiais vêm sendo duramente criticadas por se realizarem num momento em que os moradores permanecem mais tempo nas favelas, devido ao isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias face à covid-19, ficando mais vulneráveis aos confrontos entre polícia e gangues.

Apesar de as mortes às mãos da polícia terem começado a diminuir a partir da decisão do STF, os números voltaram a subir a partir de outubro do ano passado, segundo o G1.

No primeiro trimestre de 2021, o número de mortos por agentes policiais foi mesmo superior ao registado no mesmo período do ano passado: 151 face aos 145 de 2020.