A Índia se tornou o terceiro país a atingir 300 mil mortes por Covid-19 no mundo. O país fica atrás dos EUA, com 589 mil óbitos, e do Brasil, com 449 mil.
A Índia também chegou a 4.454 mortes em 24 horas, de acordo com as informações do Ministério da Saúde. O dado superou os maiores registros até então, dos EUA, com 4.470 óbitos em 12 de Janeiro, e do Brasil, com 4.249 mortes, em 8 de Abril.
Na segunda-feira, a Índia teve 222 mil novos registros, menor patamar desde 15 de Abril.
Casos suspeitos não estão sendo incluídos na contagem final, e as mortes pela infecção são creditadas a problemas de saúde subjacentes, dizem observadores.
“Parece haver uma grande discrepância entre os registros oficiais de mortes atribuídas à Covid-19 e os relatos de cremações e enterros, que são muito diferentes do que o que normalmente seria esperado”, afirma Gautam Menon, professor de física e biologia da Universidade Ashoka.
Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, liberou a realização de comícios eleitorais e festivais religiosos, panorama oposto ao de 2020, quando a Índia controlou a primeira onda com um lockdown em nível nacional.