Internacional Presidente timorense decreta sétimo estado de emergência de 30 dias

Presidente timorense decreta sétimo estado de emergência de 30 dias

O Presidente da República timorense decretou hoje a extensão do estado de emergência devido à covid-19 por mais 30 dias, que decorrem até ao final do próximo dia 03 de dezembro, disseram à Lusa fontes da Presidência.

A bancada do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), que contestou a renovação do estado de emergência — pelo sétimo período de 30 dias — esteve ausente no momento da votação.

A autorização acabou por ser aprovada com 42 votos favoráveis.

Durante o debate, o Governo deu conta das medidas que tem tomado para controlar a pandemia, que exigem manter restrições nas entradas.

Os deputados referiram-se a vários aspetos como a necessidade de acelerar o pagamento de apoio a funcionários da linha da frente e a aplicação de medidas de apoio económico.

O Governo solicitou a renovação do estado de emergência dada a “evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio de covid-19, tanto a nível regional, como a nível mundial”.

O executivo salientou que pretende “evitar e neutralizar os riscos de propagação do SARSCoV-2, para assim proteger a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde”.

Timor-Leste tem atualmente um caso ativo da covid-19, com um total de 29 recuperados desde o início da pandemia.

.