Politica Daviz Simango preocupado com a “falta de confiança” de Guebuza na PGR

Daviz Simango preocupado com a “falta de confiança” de Guebuza na PGR

O líder do MDM, Daviz Simango, manifestou-se preocupado com as declarações do antigo Presidente da República, Armando Guebuza, sobre a sua falta de confiança na Procuradoria-Geral da República (PGR).

As declarações do antigo estadista, que reagia a posição da PGR de convocá-lo para audição, em torno do esclarecimento das chamadas dívidas ocultas, são para o líder do segundo maior partido da oposição, um precedente muito mau para o país.

“Quando um estadista que ajudou a fundar esta Nação, que foi governante, desde o primeiro dia, e construiu esta instituição chamada PGR, e hoje não confia naquilo que ao longo dos anos foi construindo, imaginem um outro cidadão qualquer que não participou, como é que fica”, questionou em jeito retórico, numa entrevista à imprensa, na cidade de Maputo.

Simango, que é membro do Conselho de Estado, órgão que na quarta-feira reuniu para analisar o pedido da PGR para audição a Guebuza, escusou-se de comentar matérias em torno da sessão, mas disse que perante aquelas declarações do antigo estadista, não podia ficar indiferente.

“Se tu construíste uma instituição, com alegação de que estamos a construir pilares para assegurar a justiça, e hoje ficamos a saber que não funciona”, disse, manifestando-se incrédulo.

Já António Muchanga, antigo membro do Conselho de Estado, recordou a sua detenção, após uma sessão convocada por Armando Guebuza, no último ano do seu mandato e considera que o antigo estadista, está agora “a colher o que plantou”.

“O modus operandi desta PGR começou em Julho de 2014 com a minha prisão, quando o Procurador (Geral) Augusto Paulino renunciou, quem montou e fez crescer foi Armando Guebuza, portanto, está agora a colher o que plantou” disse, numa conferência de imprensa em Maputo.