A presidente da Câmara dos Representantes norte-americana diz ainda que o presidente não devia tomar um medicamento que ainda não foi aprovado para tratar a Covid-19.
Apresidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, entrou no coro de surpresa e alarme que surgiu depois de o presidente norte-americano ter admitido tomar hidroxicloroquina para prevenir a Covid-19.
“É o nosso presidente, e preferia que não andasse a tomar algo que ainda não foi aprovado pelos cientistas, especialmente com a sua idade e com a sua categoria de peso: ‘Obesidade mórbida’, dizem [os médicos]”, referiu.
Trump tem 73 anos e no último check-up anual que fez em fevereiro do ano passado passou a barreira de ser considerado obeso, com um índice de massa corporal de 30.4. Um IMC de 40 ou acima é considerado obesidade severa ou mórbida.
O próprio regulador norte-americano desaconselha a toma do medicamento, utilizado até agora no tratamento da malária, por poder ter potenciais efeitos secundários fatais. A Agência Europeia do Medicamento lançou um comunicado onde sublinha que os dois só devem ser usados no âmbito da Covid-19 em caso de estudo clínico ou do uso emergencial e monitorizado, para efeitos de investigação.















