A Bundesliga pode recomeçar já no próximo dia 9 de maio e esta quinta-feira surge a notícia de que o Ministério Federal do Trabalho está a estudar dois cenários, sendo que num deles os jogadores seriam obrigados a jogar de máscara.
A informação está a ser avançada pelo Spiegel, que revela os pormenores das propostas elaboradas pelo Departamento de Saúde e Segurança do Ministério.
O primeiro cenário propõe uma quarentena abrangente a todas as pessoas que estão em contacto até ao final da temporada. Assim sendo, “todos os jogadores, treinadores, staff, equipa médica e outras pessoas que precisam de estar em contacto direto com os jogadores” cumpririam quarentena todos juntos. Essa quarentena poderá ser feita, por exemplo, num hotel que iria albergar apenas essa equipa.
O segundo cenário é o mais curioso e é aquele que deverá causar mais discussão. Os jogadores e árbitros devem usar uma máscara apropriada para a prática do desporto. Não se tratam das máscaras comunitárias, mas sim máscaras que “não devem escorregar” durante os diferentes momentos que um jogo de futebol proporciona. Além disso, os jogadores não podem tocar nas máscaras e estas devem ser trocadas a cada 15 minutos. O contacto físico com os companheiros deve ser restrito e não serão permitidos festejos entre companheiros de equipa e disputas de bola com jogadores adversários.
O Spiegel garante, porém, que este ainda é um primeiro rascunho e que tudo ainda está a ser estudado de forma a assegurar as questões sanitárias que se impõem numa altura em que a Alemanha (e o resto do mundo, diga-se) luta contra a pandemia do novo coronavírus.