O ex-mayor republicano de Nova Iorque e candidato às primárias democratas Mike Bloomberg vai participar no debate de quarta-feira. Uma sondagem já o coloca com 19% e em segundo, atrás de Sanders.
O bilionário e candidato nas eleições primárias do Partido Democrata Mike Bloomberg vai participar pela primeira vez num debate com os seus principais adversários na corrida esta quarta-feira, num volte-face que pode mudar o rumo de uma campanha renhida entre a ala liberal e a ala moderada do partido.
A participação tornou-se possível depois de a candidatura de Mike Bloomberg ter conseguido resultados acima dos 10% em quatro ou mais sondagens nacionais previamente reconhecidas pelo Comité Nacional Democrata. Numa delas, feita pela Marist Poll para a NPR e para a PBS, Mike Bloomberg surge com 19% e em segundo lugar, atrás de Bernie Sanders com 31%.
De acordo com o site RealClearPolitics, Mike Bloomberg surge nas principais sondagens nacionais com uma média de 14,6%, atrás do ex-vice-Presidente Joe Biden (17,8%) e do senador Bernie Sanders (24,8%).
Mike Bloomberg, ex-presidente da câmara de Nova Iorque pelo Partido Republicano, qualificou-se para debate agendado para esta quarta-feira em Las Vegas, no estado do Nevada. O debate será assim a primeira oportunidade de Mike Bloomberg para responder aos ataques da ala mais liberal do partido (liderada por Bernie Sanders e também com a participação de Elizabeth Warren), que o acusa de querer usar o seu dinheiro para “comprar” as eleições; e também para conquistar terreno na sua zona de conforto ideológica, isto é, a ala mais moderada dos democratas, por agora liderada por Pete Buttigieg e na qual o ex-vice-Presidente Joe Biden demora a ganhar apoio.
“Estamos à espera de que haja muitas atenções em torno dele. Vai ser atacado”, disse ao Politico uma fonte da campanha de Mike Bloomberg.