Sociedade INGC passa a gerir fundos de calamidades naturais

INGC passa a gerir fundos de calamidades naturais

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) passa a gerir fundos de calamidades naturais. O poder surge do decreto de revisão do estatuto orgânico do INGC, ontem aprovado pelo Governo.

A informação foi avançada na terça-feira (27), em Maputo, pela porta-voz da vigésima oitava sessão do conselho de ministros, Ana Comoana.

“Há que considerar a introdução de novas áreas de actividade, como seja o Gabinete de controlo interno e a Unidade de gestão financeira. O decreto define também como inovação, a gestão dos fundos destinados a responder as calamidades que possam ocorrer, mas também a gestão específica do próprio fundo de gestão de calamidades, recentemente criado pelo decreto nr. 53/2017 de 18 de Outubro”, frisou.

Ainda ontem, o Conselho de Ministros aprovou, a resolução que ratifica a constituição da Conferência Ministerial Africana sobre Meteorologia adoptada, em Cabo Verde, no ano de 2015.

O Governo apreciou positivamente os relatórios da participação de Moçambique na trigésima nona Cimeira da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorreu recentemente em Dar-Es-Salam, na Tanzânia, e a visita oficial do Presidente da República, Filipe Nyusi, à Rússia, na semana passada.

RM