Internacional Nova Zelândia vai tentar recuperar 29 corpos presos em mina desde 2010

Nova Zelândia vai tentar recuperar 29 corpos presos em mina desde 2010

Um grupo de especialistas vai entrar em Maio numa mina de carvão da Nova Zelândia para recuperar 29 corpos ali presos desde 2010 e investigar as causas de um dos maiores acidentes do género, informou hoje o Governo.

A equipa, cujo número de componentes não foi especificado, recebeu formação “forense” pela polícia para entrar na mina, numa operação cujo início está agendado para 03 de maio, em Pike Rio, na Ilha do Sul.

“As medidas de segurança laboral foram revistas em todos os aspectos do planeamento, foram feitas avaliações de risco e documentos de apoio para garantir que a nova entrada é segura”, disse o ministro responsável pela supervisão da operação, Andrew Little, citado pelo jornal The New Zealand Herald.

Em 19 de Novembro de 2010, uma explosão de gás metano naquela mina deixou 29 trabalhadores presos numa galeria a 2,5 quilómetros de profundidade sem acesso alternativo.

Cinco dias mais tarde, depois de uma segunda explosão, o grupo composto por 23 neozelandeses, três britânicos, dois australianos e um sul-africano com idades entre os 17 e os 62 anos foi dado como morto, naquele que foi o segundo maior acidente de mineração na história da Nova Zelândia.

Recomendado para si:  Chuvas intensas provocam colapso parcial da A1 na região de Coimbra

Notícias ao Minuto

Destaques da semana