Internacional Salvini ordena expulsão de refugiados de localidade italiana

Salvini ordena expulsão de refugiados de localidade italiana

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, ordenou que centenas de refugiados sejam retirados de Riace, uma pequena localidade na Calábria, elogiado um pouco por todo o mundo como um exemplo de integração.

A decisão do político de extrema-direita, que tem feito do combate à imigração uma das suas bandeiras, surge depois de o presidente da câmara de Riace, Domenico Lucano, conhecido pelas suas posições a favor dos refugiados, ter sido detido por suspeitos de favorecimento ilegalmente a imigrantes.

“Quem comete erros, paga-os. Não podemos tolerar irregularidades no uso de dinheiros públicos, mesmo que sejam uma desculpa para os gastar com os imigrantes”, escreveu Matteo Salvini no Twitter.

Riace recebeu a circular com a ordem de expulsão dos refugiados que encontraram porto seguro naquela localidade no sul de Itália. Nesse documento, citado pelo Guardian, denunciam-se “irregularidades nos fundos”, nomeadamente discrepâncias no sistema de recepção de refugiados e o dinheiro gasto nos serviços de assistência.

O mesmo documento refere ainda que os migrantes “ultrapassram o tempo limite” para permanecerem no sistema de ajuda facultado aos refugiados, conhecido como Sprar, denunciando ainda a falta de higiene nos campos de refugiados.

Recomendado para si:  Julgamento de suspeitos no caso DJ Warras é adiado para Abril

Até ao momento ainda não se sabe para onde serão transferidos os refugiados com ordem de expulsão de Riace. Em prisão domiciliária, Domenico Lucano diz que o governo italiano “quer destruir-nos” e garante que vai tentar combater a decisão de Salvini.

Notícias ao Minuto

Destaques da semana