Sociedade Moçambique: Ligação ferroviária à África do Sul interrompida

Moçambique: Ligação ferroviária à África do Sul interrompida

A circulação de comboios na linha de Ressano Garcia, que liga Moçambique à África do Sul, está interrompida na sequência da chuva forte que caiu na noite de segunda-feira em Maputo.

A circulação de comboios na linha de Ressano Garcia está interrompida na sequência da chuva forte que caiu na noite de segunda-feira em Maputo, disse à Lusa o porta-voz dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM). “A linha está interrompida no momento. As nossas equipas estão no terreno desde ontem e esperamos que a situação seja resolvida até ao final do dia”, disse Adélio Dias ao início da manhã.

A linha férrea de Ressano Garcia liga Moçambique e a África do Sul e serve como via de escoamento de mercadorias que transitam do Porto de Maputo para o território sul-africano e vice-versa. Com a chuva que caiu na noite de segunda-feira, a corrente de água arrastou o balastro onde assentam os carris, gerando uma cratera que impossibilita a circulação de comboio no troço entre Machava e Infulene, segundo explicou o porta-voz dos CFM.

Na tarde de terça-feira, as equipas técnicas do CFM conseguiram resolver o problema, mas nas primeiras horas de quarta-feira a linha voltou a ser interrompida devido a mesma na anomalia. O porta-voz dos CFM disse que o problema, que acontece em todos anos, é causado pelo lixo que pessoas deixam na linha.

“Nós temos sempre chamado a atenção das populações para a regra que impõe 50 metros entre a linha e a zona residencial”, declarou o porta-voz, acrescentando que, apesar da sensibilização que a empresa tem feito, as pessoas não estão a acatar. A chuva que caiu na noite de segunda-feira em Maputo e Matola atingiu os 70 milímetros, tendo deixado crateras em vários bairros das duas cidades.

Observador