Internacional Atropelamento terrorista deixa oito mortos e 11 feridos em Manhattan

Atropelamento terrorista deixa oito mortos e 11 feridos em Manhattan

Um atropelamento foi verificado em uma ciclovia às 15h05 da tarde de terça-feira, seguido por tiros na região de TriBeCa, próximo ao antigo World Trade Center, deixou oito mortos e 11 feridos.

Entre os mortos estão cinco argentinos e uma belga. Testemunhas afirmam que o motorista do caminhão — um homem de 29 anos, nascido no Uzbequistão — deixou o veículo alugado gritando “Deus é grande!”, em árabe, o que foi confirmado pela polícia local. O atentado é o primeiro com carros a deixar mortos nos EUA e será mais um grande desafio para o governo de Donald Trump, que ontem, sem mesmo que o Estado Islâmico tivesse reivindicado a autoria do atentado, twittou contra o grupo terrorista.

Não devemos permitir que o Estado Islâmico volte, ou entre, no nosso país depois de derrotá-los no Oriente Médio e em outros lugares. Basta!”, escreveu o presidente na rede social. Horas antes, antes da confirmação do incidente como um ato de terrorismo, Trump já havia se manifestado: “Em Nova York, parece que há outro ataque de uma pessoa muito doente e perturbada. A aplicação da lei está acompanhando de perto. NÃO NOS EUA”.

Até a noite de ontem, a polícia não tinha divulgado as motivações do autor do atentado, segundo a rede ABC, Sayfullo Habibullaevic Saipov, de 29 anos, que chegou aos EUA em 2010, e moraria em Nova Jersey — a carteira de motorista encontrada no local era de Tampa, na Flórida. Após ser alvejado no abdómen, ele foi detido.

Segundo o “New York Times”, investigadores encontraram duas notas em árabe perto do veículo, na qual ele jurava lealdade ao EI. A polícia de Nova York não havia fornecido detalhes sobre as vítimas, mas dois argentinos estão entre os mortos. O consulado brasileiro na cidade afirmou não ter informações sobre a presença de brasileiros entre mortos ou feridos na tragédia.

O Globo