Sociedade Roubo de painéis solares deixa escolas sem energia em Nampula

Roubo de painéis solares deixa escolas sem energia em Nampula

Painéis solares instalados em alguns estabelecimentos de ensino para assegurar o fornecimento de energia na província de Nampula estão a ser roubados e vandalizados, situação que está a criar constrangimentos no seu funcionamento.

O delegado provincial do Fundo Nacional de Energia (FUNAE) em Nampula, Mahando Assane, disse que durante os primeiros seis meses do ano em curso foram roubados e vandalizados painéis solares instalados em 25 escolas de diferentes níveis de ensino, principalmente nos distritos, provocando prejuízos avaliados em mais de sete milhões de meticais.

Segundo a fonte, as acções dos malfeitores estão a contrariar os esforços do Governo de expandir energia para todos as regiões do país.

Para minimizar os prejuízos causados, uma equipa técnica está a efectuar alguns trabalhos de recuperação de algumas unidades, sobretudo nas escolas mais afectadas.

Assane afirmou que é nessa perspectiva que a direcção espera receber, nos próximos tempos, do Fundo Nacional de Energia, novos equipamentos para instalar nos estabelecimentos em causa.

O delegado provincial do FUNAE em Nampula referiu haver esforços, por parte da sua instituição, de inverter o actual cenário na província, através da promoção de actividades de sensibilização das comunidades, onde se situam os estabelecimentos de ensino, no sentido de estas serem vigilantes.

Recomendado para si:  Seguranças privados impedem acesso ao Hospital de Xai-Xai em protesto por falta de pagamento

O Fundo Nacional de Energia em Nampula está a montar sistemas de fornecimento de energia com base em painéis solares e bombas de combustível em onze distritos da província.

Jornal Notícias