Internacional Africa José Eduardo dos Santos celebra 40.ª aniversário da independência

José Eduardo dos Santos celebra 40.ª aniversário da independência

Angola celebra hoje 40 anos de independência com um desfile civil e militar e um discurso do Presidente José Eduardo dos Santos, numa cerimónia a que assistem convidados estrangeiros, entre chefes de Estado e de governo e delegações estrangeiras.

As festividades iniciam-se às 08:00 locais (07:00 em Lisboa) com o hastear da bandeira, pelo vice-presidente da República, Manuel Vicente, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

O programa prevê que antes do discurso do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, fale o ministro do Interior e coordenador da comissão preparatória das comemorações da independência, Bornito de Sousa.

Aos discursos segue-se o ponto mais alto das cerimónias, com o desfile civil e militar, que contará com a participação de 10 mil pessoas.

O desfile cívico contará com blocos dos antigos combatentes e veteranos da pátria, infantis, administração pública, juventude e dos desportistas, cultura e comunicação social, educação, ensino superior, ciência e tecnologia, comércio, hotelaria e turismo, mercados e feiras, saúde e ambiente, indústria, transportes e comunicações, construção, urbanismo e habitação, agricultura, pescas, pecuária e florestas.

Recomendado para si:  Militares do Madagáscar tomam controlo das forças armadas em meio a protestos massivos

Logo a seguir, desfilam a Polícia Nacional, Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra.

Segundo o programa, José Eduardo dos Santos oferece em seguida aos chefes de Estado e de Governos e delegações estrangeiras um banquete oficial, para 3.000 convidados.

As comemorações dos 40 anos de independência angolana iniciaram-se a 08 de Novembro, com um culto ecuménico no Estádio 11 de Novembro, em que participaram 50 mil pessoas.

Angola foi colonizada por Portugal durante cerca de 500 anos, tendo alcançado a independência na sequência da luta armada levada a cabo pelos movimentos de libertação.

A independência foi proclamada a 11 de Novembro de 1975 por António Agostinho Neto, líder do Movimento Popular de Libertação de Angola e o primeiro Presidente de Angola, após 14 anos de guerra contra o poder colonial português.

Notícias ao Minuto