Uma menor de apenas oito meses de vida sofre de um problema de saúde raro correndo risco de perder a vida enquanto dorme, facto que obriga os pais a passar as noites em vigília no Brasil.
Trata-se da apnéia obstrutiva do sono, uma doença que faz com que as paredes da garganta da menor estreitem enquanto dorme, bloqueando dessa forma as vias respiratórias impedindo-a de respirar.
Segundo Kylie e Michael Ramm pais da menor as noites tem sido apavorantes para eles pois medo de que a criança pare de respirar e maior.
Os pais explicam ainda que têm sido marcados por ter repetidamente ressuscitado sua filha, que para de respirar 20 vezes por noite.
” É muito preocupante,temos que rezar a noite toda para que o pior não aconteça”, afirmam os pais acrescentando que ela não pode ficar sozinha nem por um segundo.
Cansado de passar noites sem dormir, o casal está agora desesperado para obter uma máquina de CPAP (pressão positiva contínua), para ajudar a filha.
Ele é considerado como o tratamento mais eficaz para este problema reduzindo as dificuldades havidas para respiração.
Entretanto o casal diz que estar a enfrentar uma difícil batalha para convencer os médicos a dar-lhes o equipamento, que dizem ser importante um iniciar se processo de realizar uma série de testes vitais para decidir sobre o melhor curso de tratamento para o bebê de oito meses de idade.
Um porta-voz do hospital disse que eles estavam realizando uma série de testes vitais sobre a menor.
“Estamos trabalhando em conjunto com a família e o centro especialista regional para completar os testes clínicos necessários o mais rápido possível. Os resultados nos permitirá oferecer a esta jovem paciente o melhor tratamento”,declarou o potra-voz.