Nacional Moçambique no grupo dos países mais afectados pelo HIV/SIDA

Moçambique no grupo dos países mais afectados pelo HIV/SIDA

Moçambique é um dos países inserido na lista dos 15 países mais afectados pelo vírus do VIH/Sida, segundo relatório do Programa Conjunto da ONU para o HIV/Sida (ONUSIDA).

A título de exemplo, em 2013, Moçambique registou 1,6 milhões de doentes, o que significa que houve uma subida em 400 mil casos em relação a 2005. No mesmo período, verificou-se ainda um aumento significativo no número de óbitos relacionados com o vírus, de 73 mil, em 2005, para 82 mil, em 2013. No que toca a situação geográfica, Moçambique zonas mais afectadas pelo vírus da Sida, grandemente influenciadas pelo seguimento das rotas mais importantes de transportes e portos marítimos, como são os casos da rota da Beira até Mutare no Zimbabwe, e o porto de Quelimane. Os países identificados pela ONUSIDA, os quais representam em conjunto quase dois terços do total de 35 milhões de pessoas infectadas pelo vírus, Moçambique aparecem em quinto lugar, com 4 por cento dos casos, atrás de África do sul (18%), Nigéria (9%), Índia (6%) e Quénia (5%).

Salientar que tal como outros países do mundo, Moçambique continuam empenhado na disseminação das mensagem profiláticas para o combate a doença, que actualmente não tem cura.