Sociedade Moamba gradua 430 guardas penitenciários

Moamba gradua 430 guardas penitenciários

Um total de 430 guardas penitenciários será graduado esta sexta-feira no distrito de Moamba, província de Maputo, pelo Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), instituição tutelada pelo Ministério da Justiça, numa cerimónia a ser dirigida pelo chefe de Estado, Armando Guebuza.

Segundo um comunicado do Gabinete das Relações Públicas no Ministério da Justiça, na ocasião serão patenteados cinco superintendentes-chefes, dez superintendentes, três adjuntos-superintendentes e igual número de inspectores-chefes, inspectores, subinspectores, sargentos, primeiros e segundos cabos.

O encerramento do XIII Curso de Formação da Guarda Penitenciária marca o fim de uma longa e dura jornada que acontece pela primeira vez em instalações próprias sediadas em Moamba, pois antes a formação era feita na Escola Prática da Polícia de Matalana.

Espera-se que os 430 guardas que estarão disponíveis para o mercado venham a fortalecer a segurança dos estabelecimentos penitenciários que actualmente se ressentem da falta do efectivo, numa situação em que um guarda está para 13 reclusos.

Recomendado para si:  Escalada de ataques terroristas força deslocamento de famílias em Cabo Delgado e Nampula