A mal-nutrição afigura como uma das principais causas de complicação de saúde em menores no distrito da Gorongosa província de Sofala, segundo informou a Médica Chefe do Hospital Distrital, Neusa Joel.
A cada dia que passa mais casos dão entrada nas unidades sanitárias. Por dia, dão entrada, cinco casos, sendo a maior parte crianças. Neusa Joel diz que tudo se deve essencialmente aos hábitos alimentares das populações.
A Médica Chefe do Hospital Distrital diz que paradoxalmente ao quadro de malnutrição, o distrito produz culturas de alto valo nutritivo mas que “infelizmente” são apenas destinados à comercialização. A fonte diz que o pessoal técnico sanitário, além de curar os pacientes, tem estado a introduzir novos métodos para variar a dieta alimentar com base nos produtos localmente disponíveis.
O distrito de Gorongosa é considerado celeiro da província de Sofala, visto que produz quase todo o tipo de culturas, desde cereais, hortícolas e fruta. Tem também a criação de gado. Entretanto, as famílias camponesas consomem carne somente na época festiva e a batata reno que lá se produz é destinada à comercialização e quase que ninguém a consome.
“Muitas famílias aqui são camponesas, produzem cereais, hortícolas e ainda criam animais e todas possuem condições para que as suas crianças cresçam saudáveis e é isso que temos vindo a ensinar a elas” disse a Médica chefe distrital de Gorongosa, Neusa Joel.