Sociedade Transportes Conselho Municipal projecta faixas só para transporte público

Conselho Municipal projecta faixas só para transporte público

O Conselho Municipal de Maputo vai construir até 2016 faixas exclusivas para a circulação de transportes públicos num projecto que inclui a aquisição dos respectivos 160 autocarros com capacidade para 160 lugares.

O facto foi anunciado esta quarta-feira pelo vereador dos Transportes no Município de Maputo, João Matlhombe, que disse que as faixas vão atravessar as avenidas Guerra Popular Acordos de Lusaka, FPLM, Julius Nyerere e Avenida de Moçambique. Terão como terminais Magoanine e Zimpeto.

O projecto inclui também o banimento da circulação dos transportadores semi-colectivos de passageiros, vulgos “chapa-100”, a nível da zona urbana da cidade de Maputo.

A construção dos referidos corredores faz parte do plano director dos transportes públicos urbano na região do Grande Maputo que inclui o metro de superfície a ser instalado segundo promessas de David Simango, em 2018, e tudo está orçado em 1.2 mil milhões de dólares norte-americanos.

O primeiro corredor, que sairá da Baixa a Magoanine, está avaliado em 220 milhões de dólares norte-americanos e o seu arranque está previsto para Dezembro próximo. Ao longo desta trajectória, as vias serão alargadas para permitir a criação do referido corredor e mais quatro faixas de rodagem para circulação de viaturas normais. Este valor inclui também a aquisição dos autocarros dessa via.

O corredor número dois, que parte da Baixa da cidade até ao Zimpeto, está avaliado em 100 milhões de dólares, também vai arrancar em Dezembro próximo e o seu fim está previsto para finais de 2016. Ao longo do corredor serão tiradas 400 famílias.