O Governo moçambicano procura formas de dinamizar o desenvolvimento integrado do sistema de transportes no País, através dos corredores de desenvolvimento. Para o efeito, realizou-se nesta quarta-feira, em Maputo, um seminário com vista a apresentar a estratégia para o desenvolvimento integrado deste sector.
A iniciativa tinha como principal objectivo, colher sensibilidades e mais subsídios para potenciar economicamente e em termos de infra-estruturas os corredores de desenvolvimento.
Falando na cerimónia de abertura do seminário, a vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, disse que o desenvolvimento dos transportes aéreos, marítimos, ferroviários e rodoviários é muito dependente da acção conjunta entre vários sectores económicos e sociais.
Manuela Rebelo explicou, ainda, que a intenção do executivo é tornar os corredores de desenvolvimento em zonas de grande potencialidade económica.
“A filosofia de corredores de desenvolvimento baseia-se no aproveitamento de zonas de grandes potencialidades económicas abrangidas por infra-estruturas de transportes para servirem de exemplos no que concerne à planificação e coordenação de programas entre vários sectores do País”, sublinhou a vice-ministra dos Transportes e Comunicações.
Por seu turno, a coordenadora do Programa de Desenvolvimento Espacial (PDE), Odete Simião, disse que o seminário visa, essencialmente, apresentar o projecto e colher contribuições de diversos intervenientes da sociedade.
“Este seminário irá permitir apresentar a essência do Programa de Desenvolvimento Espacial e a Estratégia para o Desenvolvimento Integrado do Sistema de Transportes, e ao mesmo tempo colher sensibilidades e subsídios.
Por outro lado, Odete Simião referiu que as ferramentas usadas irão permitir fazer análises económicas, descobrir as potencialidades das zonas, planificar infra-estruturas de transportes, o que pode ajudar a recomendar decisões a nível do Governo.
Durante o seminário foram ainda abordados temas como: planificação e diagnóstico de projectos, intermodalidade de transportes nos corredores de desenvolvimentos; desafios e perspectivas e importância dos corredores de desenvolvimentos na integração regional.
A Estratégia para o Desenvolvimento Integrado de Sistema de Transporte foi aprovada em 2009, e decorrem neste momento recolhas de informações e análises nos corredores de Maputo, Beira, Zambézia e Nacala, para identificar aquelas que são as potencialidades, as infra-estruturas, os projectos que estão a ser desenvolvidos para posteriormente desenvolver-se actividades que se adeqúem à realidade de cada região.
O seminário contou com a presença de quadros do aparelho do Estado a nível central e provincial, os financiadores do projecto, nomeadamente representantes do Banco Mundial e do Departamento do Governo do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional, dirigentes de diversos sectores da sociedade civil e académicos.

















