O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) anunciou a desactivação do Centro de Trânsito, localizado na cidade da Maxixe, a partir de hoje.
Esta medida surge após o restabelecimento da ligação terrestre entre Maputo e as demais províncias do país, anteriormente afectada por cortes em trechos da Estrada Nacional Número Um (N1).
O Centro de Trânsito foi criado para acolher 45 viajantes que viram as suas deslocações interrompidas, obrigando a sua permanência temporária no Instituto de Formação de Professores de Chicuque. As condições mínimas exigidas para a funcionalidade do centro foram asseguradas, tendo em vista o conforto básico dos afectados.
Gilberto Miguel, delegado provincial do INGD em Inhambane, declarou que o governo envidou esforços para reduzir a vulnerabilidade das famílias que foram forçadas a pernoitar nos autocarros durante vários dias. Com a normalização das condições de tráfego, as autoridades estão agora concentradas em acompanhar a retoma das viagens dos viajantes retidos.
A desactivação do centro representa um passo positivo na retoma da normalidade, aliviando assim a situação dos passageiros que ansiavam por continuar as suas jornadas.















