As cerimónias do dia da paz, assinalado na última sexta-feira (4) a nível nacional, na cidade de Nampula, norte do País, ficaram dominadas pela festa de bandeiras partidárias e agitação envolvendo jovens dos partidos Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e Frelimo.
Logo a seguir a deposição da coroa de flores, acto procedido pela governadora Cidália Chaúque, os jovens de ambos os partidos “assaltaram” o espaço da Praça dos Heróis com cânticos enaltecendo os heróis que os convinham.
A governadora viu-se forçada a não terminar a saudação habitual aos membros do seu elenco governativo.
Já no recinto do Pavilhão dos Desportos de Nampula, a segurança da governadora de Nampula, Cidália Chaúque, viu-se obrigada a intervir para apaziguar os ânimos da juventude.
Ao certo os jovens apoiantes da Frelimo foram tentando impedir o MDM de içar e exibir as suas bandeiras e, em contrapartida, a segurança da governadora “foi chamando atenção exclusivamente aos jovens e membros do MDM”, disse ao Canalmoz uma jovem que testemunhou o acto.
Segundo esta fonte que nos pediu o anonimato “tanto os jovens do MDM como os da Frelimo estavam a gritar e a agitar o local, mas a segurança da governadora apenas tratou de acautelar os membros do MDM”.