Sociedade Desmaios abalam Escola Secundária de Massaca

Desmaios abalam Escola Secundária de Massaca

Uma onda de desmaios tem vindo a abalar estudantes do sexo feminino na Escola Secundária de Massaca, distrito de Boane, província de Maputo. O Canalmoz soube no terreno, na última sexta-feira, que nas duas últimas semanas, uma aluna da 10ª classe, turma “A”, e outra da 9ª classe, turma “C”, foram vítimas do “fenómeno desmaio”.
O director da Escola Secundária de Massaca, José Cossa, desdramatiza o fenómeno e diz tratar-se de alunas com problemas “espirituais e epilepsias”. A enfermeira-chefe do Centro de Saúde de Massaca confirma a entrada de alunas inanimadas, ou em delírios, mas não aceitou revelar os resultados das análises sob pena de ser “sancionada pela Direcção de Saúde e Acção Social de Boane”.

O Canalmoz apurou junto de estudantes daquele estabelecimento de ensino que este fenómeno iniciou em 2011, e até à semana antepassada, pelo menos dez alunas já haviam desmaiado.

“Os casos mais recentes são de duas alunas. Uma da 9ª classe e outra da 10ª classe que de repente deliraram e desmaiaram. Provocaram pânico e nós como colegas ficamos com medo”, contou Rita Manhiça, estudante da 10ª classe.

Recomendado para si:  Concluído tapamento do último rombo na EN1 em Xai-Xai

Explicou que no trimestre passado, uma estudante da 10ª classe de nome R. D. desmaiou. Foi carregada pelos professores e alunas até ao hospital. Antes de chegar ao hospital sopraram e expiraram.

Regina Ismael, outra estudante, acredita que pela forma como as colegas se manifestam, os espíritos que cau¬sam este fenómeno estão escondidos no recinto escolar.

Destaques da semana