Sociedade Desmaios abalam Escola Secundária de Massaca

Desmaios abalam Escola Secundária de Massaca

Uma onda de desmaios tem vindo a abalar estudantes do sexo feminino na Escola Secundária de Massaca, distrito de Boane, província de Maputo. O Canalmoz soube no terreno, na última sexta-feira, que nas duas últimas semanas, uma aluna da 10ª classe, turma “A”, e outra da 9ª classe, turma “C”, foram vítimas do “fenómeno desmaio”.
O director da Escola Secundária de Massaca, José Cossa, desdramatiza o fenómeno e diz tratar-se de alunas com problemas “espirituais e epilepsias”. A enfermeira-chefe do Centro de Saúde de Massaca confirma a entrada de alunas inanimadas, ou em delírios, mas não aceitou revelar os resultados das análises sob pena de ser “sancionada pela Direcção de Saúde e Acção Social de Boane”.

O Canalmoz apurou junto de estudantes daquele estabelecimento de ensino que este fenómeno iniciou em 2011, e até à semana antepassada, pelo menos dez alunas já haviam desmaiado.

“Os casos mais recentes são de duas alunas. Uma da 9ª classe e outra da 10ª classe que de repente deliraram e desmaiaram. Provocaram pânico e nós como colegas ficamos com medo”, contou Rita Manhiça, estudante da 10ª classe.

Recomendado para si:  Ministro da Saúde alerta para urgência de reformas no Sistema Nacional de Saúde

Explicou que no trimestre passado, uma estudante da 10ª classe de nome R. D. desmaiou. Foi carregada pelos professores e alunas até ao hospital. Antes de chegar ao hospital sopraram e expiraram.

Regina Ismael, outra estudante, acredita que pela forma como as colegas se manifestam, os espíritos que cau¬sam este fenómeno estão escondidos no recinto escolar.