Sociedade Educação Estudante de Nampula vence prémio e ganha bolsa em universidade portuguesa

Estudante de Nampula vence prémio e ganha bolsa em universidade portuguesa

Edna Elias Mavila, da Escola Secundária de Nampula, no Norte de Moçambique, foi a vencedora do grande Prémio Karingana Wa Karingana – Universidade do Minho 2013.

A vencedora irá receber uma bolsa de estudo da Fundação Gulbenkian durante três anos, que a apoiará nos seus estudos na Universidade do Minho, no Norte de Portugal, que inclui alimentação, passagens aéreas, propinas e livros.

A cerimónia de entrega do prémio decorrerá no próximo dia 12 de Setembro, quinta-feira, no Centro de Congressos do Hotel Girassol Indy, em Maputo, e contará com a presença do Ministro moçambicano da Educação, entre vários convidados, segundo um Comunicado de Imprensa da Associação Karingana Wa Karingana, citado pela AIM, em Lisboa.

Os candidatos tinham que finalizar, com um pequeno texto, um conto do escritor moçambicano Mia Couto, tendo o melhor final sido escolhido por um júri presidido pelo próprio escritor e composto ainda por outros expoentes das letras, moçambicanos e portugueses: Gilberto Matusse, Francisco Noa; Sara Laisse, Edite Estrela, Carlos Mendes Sousa e Virgílio Alberto.

Este prémio, que “é possivelmente a maior bolsa de estudo existente em Moçambique, pretende apoiar os estudos numa universidade portuguesa – no caso, a Universidade do Minho” , de jovens moçambicanos que tenham terminado a 12/a classe no ano passado, diz o comunicado.

Da iniciativa da Karingana Wa Karingana, este prémio contou com a colaboração de várias entidades portuguesas e moçambicanas, designadamente das já referidas Fundação Gulbenkian – que patrocinou a bolsa – e Universidade do Minho – que acolherá a vencedora – e do Ministério da Educação de Moçambique.

Recomendado para si:  Professores de Inhambane contestam cálculo de horas extras e exigem pagamento integral

Outras instituições que apoiaram esta iniciativa foram o Instituto Camões a Associação Portuguesa de Escritores, a Minerva Central, a Visabeira, a TAP Portugal, o BIM, a Delta Cafés, a BTOC, a RTP, a TIM e o Jornal “Sol”.

A Karingana Wa Karingana, que em português significa “Era Uma Vez “ é uma associação criada em Novembro de 2010, que pretende promover acções de apoio, solidariedade, cooperação, e desenvolvimento junto de todos os povos de expressão portuguesa, espalhados no mundo.

Entre as várias iniciativas já desenvolvidas por esta Organização Não Governamental portuguesa durante os seus três anos de existência destacam-se várias ações em Moçambique, Timor-Leste e São Tome e Príncipe, onde já entregou mais de 220.000 livros em língua portuguesa.

A associação propõe-se ainda a apoiar as crianças portuguesas, no difícil contexto económico-social que se vive em Portugal, no próximo ano de 2014.

Presidida por Tiago Bastos, a Karingana Wa Karingana conta nos seus órgãos sociais com personalidades da vida pública, económica, das artes e política de Portugal como Teresa Ricou, José Miguel Júdice, Edite Estrela, Mário Lino, Miguel Frasquilho, Diogo Feyo, Luís Nazaré, Basílio Horta, Paulo Freitas do Amaral, entre vários.