Um total de 50 mil raparigas das classes iniciais nas províncias de Gaza, Manica e Tete, deverão beneficiar, em breve, de um programa de promoção da sua educação dentro e fora da escola. A acção tem como objectivo fundamental encontrar as melhores formas de dotar este grupo social de capacidade de ler e escrever, com recurso a diversas metodologias que incluem contos e gosto pelo teatro.
Trata-se, de acordo com Nassima Figia, gestora sénior da organização não-governamental Save The Children, executora do projecto, de um programa com duração prevista de três anos e financiado em nove milhões de meticais pelo Departamento de Desenvolvimento do governo britânico.
Para se delinearem estratégias de implementação desta iniciativa, em Moçambique, quadros da organização provenientes daqueles três pontos do país, estiveram à mesma mesa, durante a semana finda, em Xai-Xai, sob a orientação de um especialista abalizado na matéria proveniente do Quénia.
Segundo Nassima Figia, uma das grandes componentes do referido programa tem a ver com a intervenção na melhoria da aprendizagem das crianças, em particular a rapariga, tendo em conta o facto de elas enfrentarem enormes dificuldades de acesso à escola.
Assim, se pretende com esta iniciativa, a adopção de uma nova abordagem metodológica que já foi testada com sucesso pela Save The Children em pelo menos 18 países de África e Ásia.
“No nosso país, nós iniciamos esta abordagem em Gaza de 2008 a 2010, em 10 escolas nos distritos de Xai-Xai e Bilene, tendo concluído que os resultados eram efectivamente encorajadores, pois, as crianças ganham maior auto-confiança, enquanto os professores, se sentem mais motivados e vêm o seu trabalho de ensinar mais facilitado,” disse a nossa fonte.
Vai daí que, animados com essa experiência, se tenha decidido pela expansão do projecto para outras províncias, nomeadamente em Manica e Tete.
Em Xai-Xai, durante o treinamento, segundo a nossa interlocutora, foi dada igualmente maior primazia à abordagem de aspectos relacionados com o envolvimento comunitário na materialização desta iniciativa.
Tudo tem em vista, de acordo com Figia, buscar respostas do que pode ser a contribuição dos pais no processo de ensino e aprendizagem das crianças, em particular da rapariga.
O objectivo, segundo a nossa fonte, é o de tudo ser feito para que as crianças da primeira a quarta classe, saibam ler e escrever correctamente.
Num outro desenvolvimento, a nossa entrevistada explicou que, por orientação do Ministério da Educação, e dada a sua pertinência na execução deste programa, os ensinamentos prestados pela Save The Children, incluam ainda a presença de técnicos do Instituto de Formação de Professores.
Sabe-se, por outro lado, que uma outra componente sobre o treinamento, desta feita para docentes, terá lugar em Outubro deste ano, de forma a se assegurar que mesmo depois de terminado o programa, este possa continuar como algo que veio para reforçar aquilo que é o método analítico usado nas escolas primárias.