Sociedade Saúde Hospital indiano doa equipamento oftalmológico a Moçambique

Hospital indiano doa equipamento oftalmológico a Moçambique

O Governo moçambicano recebeu esta segunda-feira em Maputo, diverso equipamento oftalmológico, que vai reforçar a saúde ocular dos cidadãos nacionais, bem como dos países vizinhos.

O material, que foi doado à Moçambique pelo Dr. Agarwal’s Eye Hospital, um hospital privado indiano, inclui um tonómetro sem contacto e lentes intra-oculares.

Para além da oferta de equipamento hospitalar, aquela instituição vai formar três médicos moçambicanos oftalmologistas, na Índia, bem como conceder estágios pré-profissionais aos estudantes da Universidade Lúrio, e fazer o rastreamento dos automobilistas dos transportes públicos e 1.000 crianças.

Falando durante o evento, o Primeiro-ministro, Alberto Vaquina explicou que o equipamento vai permitir o diagnóstico e tratamento dos problemas de visão que afectam muitos moçambicanos.

“Este equipamento é de extrema importância para o rastreio oftalmológico da visão, podendo permitir que seja possível o despiste do glaucoma, a terceira causa da cegueira em Moçambique e a segunda causa de cegueira incurável a nível mundial”, disse Vaquina.

O Primeiro-ministro reafirmou que a saúde da população constitui uma das prioridades do Governo moçambicano, que continua a envidar esforços para que o país disponha de serviços de saúde de melhor qualidade.

Recomendado para si:  Índia entrega a Moçambique mais de duas toneladas de medicamentos

“O nosso país conta actualmente com uma rede de 1.400 unidades sanitárias onde trabalham 38 mil pessoas. O Governo, através do Ministério da Saúde, tem vindo a implementar a Visão 2020, sobre o direito visão, uma estratégica definida pela Organização Mundial da Saúde, o que permite, entre outras acções, a realização de várias campanhas de remoção de cataratas por via de intervenção cirúrgica, devolvendo, deste modo, a visão dos moçambicanos”, afirmou.