A falta de livro e laboratórios, bem como a contratação de professores que leccionam disciplinas não especializadas, contribui para o fraco aproveitamento pedagógico dos alunos da décima classe do ensino secundário geral, constataram os participantes da reunião nacional do Ministério de Educação, que decorre em Gondola, província de Manica.
Trata-se da primeira reunião nacional dos ensinos secundário geral, técnico-profissional e administração das qualificações profissionais, que reúne cento e cinquenta técnicos dos sectores tutelados pelo Ministério de Educação.
O Director Nacional do ensino secundário geral no Ministério de Educação, disse que o encontro está a avaliar a periodicidade da planificação quinzenal e semanal de aulas, o estágio da transformação curricular e constrangimentos que se colocam no ensino secundário profissionalizante.
Os participantes ao encontro estão ainda a debater a situação da supervisão pedagógica, o ensino técnico, a experiência dos conselhos de escola e os resultados do estudo sobre as novas qualificações.
RM