Membros do governo do Botswana encontram-se em Moçambique para avançar com negociações e provavelmente selar acordos para a exportação de carvão através dos portos nacionais e compra de combustível no país.
Trata-se dos Ministros da Energia, Kitso Mokaila (na imagem), e dos Transportes, Nomofo Molefhi, que, segundo o jornal tswana “Mmegionline”, partiram esta Terça-feira daquele país para Moçambique, onde esperam manter conversações com oficiais com representantes do governo moçambicano nos sectores da Energia, Transportes e dos Recursos Minerais.
De acordo com a publicação, o desenvolvimento de rotas viáveis de exportação de carvão bem como a diversificação das fontes de combustíveis são dos grandes objectivos estratégicos da visita dos governantes tswanas a Moçambique.
“As questões a serem cobertas incluem, mas não apenas, a aquisição de armazenamento na costa de produtos petrolíferos destinados ao Botswana usando rotas alternativas bem como a cooperação entre as duas companhias nacionais (de combustível), a Botswana Oil e a Petromoc”, indicam fontes governamentais.
“(Além disso), os Ministros irão discutir a possibilidade de aquisição conjunta de produtos petrolíferos num esforço de realizar economias de escala para os dois países”, acrescentam, anotando que as questões sobre o combustível a serem discutidas são parte do memorando de entendimento intergovernamental no sector da energia assinado no ano passado.
Contudo, maior atenção dos tswanas está nas discussões sobre a exportação do seu carvão através de Moçambique.
Em 2011, os dois países assinaram um memorando de entendimento para a construção dum porto de águas profundas em Techobanine, distrito de Matutuine, província de Maputo, e uma linha-férrea de 1.100 quilómetros ligando os dois países.
Em Abril último, o Primeiro-Ministro moçambicano, Alberto Vaquina, disse que o governo já adjudicou em regime de concessão as obras de construção dessa infra-estrutura, que deverá custar cerca de 7 biliões de dólares, a serem suportados pelos governos dos dois países.
RM