Falando recentemente na abertura do Conselho Alargado de Directores, que decorreu em Namaacha, província de Maputo, Orlando Quilambo apelou para uma liderança que transforme e que permite que cada líder e seus colaboradores se envolvam de tal maneira que se alcancem altos níveis de motivação, mas principalmente de valores, de modo a que se atinjam desempenhos para além das expectativas.
Referindo-se aos temas escolhidos para o Conselho, de onde constam a Liderança e Planificação, afirmou que “a escolha destas áreas temáticas deveu-se, num contexto amplo, à pretensão de estar na vanguarda das boas práticas, como sempre o fizemos enquanto instituição de ensino, mas também, de modo peculiar, à intenção de aprimorar os serviços prestados pela nossa instituição, quer a nível de docência e investigação, mas também a nível administrativo e financeiro”, disse o Reitor.
Acrescentou que a UEM está a viver um momento que se pode considerar de certa estabilidade, mas a sociedade espera que seja acelerado o passo para que aquela instituição de Ensino Superior possa se afirmar cada vez mais no país e no mundo, devendo explorar sempre o nicho da sua actuação.
“Acelerar igualmente para que os nossos estudantes saiam satisfeitos e em tempo útil, como resultado do controlo rigoroso do processo pedagógico. Acelerar para que cada um de nós, com base nos resultados esperados, transforme a sua unidade. Acelerar, finalmente, para que os serviços prestados sejam cada vez melhor entre nós e para os nossos clientes”, referiu.
Para o Reitor, o Conselho Alargado de Directores é um momento de aprendizagem, de troca de experiências e de transformação para o bem da instituição, pois, segundo disse, pode-se fazer das opiniões colhidas ideias para melhorar o funcionamento dos órgãos e unidades.
“Esperamos dos directores de Faculdade que, sendo dirigentes da unidade básica de docência, investigação e extensão, harmonizando as três áreas, com a administração, consigam manter um ambiente de trabalho agradável e um ambiente de convivência são entre os seus membros. Esperamos dos directores de centros e serviços, como unidades básicas de prestação de serviços, para a garantia da docência, investigação e extensão que criem condições para a satisfação dos nossos clientes e da comunidade em geral”, disse.
O primeiro dia de debates teve como maior destaque a discussão sobre a revisão da Visão e Missão da UEM, tema apresentado pela comissão criada para o efeito, coordenada por Patrício Langa, que partilhou os resultados do trabalho até aqui realizado.
A Universidade Eduardo Mondlane pretende rever a sua Visão e Missão para encontrar definição que espelhe os seus anseios de ser uma universidade que não dê primazia apenas ao ensino, mas que reforce a investigação em resposta à actual dinâmica do mundo, como estratégia fundamental para a resolução dos problemas das sociedades. Pretende ainda espelhar na definição o desejo de manter e reforçar-se como referência no país, na região e no mundo.
Estiveram em debate também no primeiro dia, para além da Liderança, a Planificação e Gestão na Óptica do Género.
A cerimónia de abertura contou com a presença do administrador do distrito de Namaacha, Domingos Junqueiro, que manifestou desejo de ver reactivado o espaço da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da UEM em Namaacha, que outrora serviu de campo para aulas práticas.
“Gostaríamos de ver aquele espaço em uso, desenvolvendo práticas agrícolas, em interacção com a nossa comunidade, para que esta aprenda dos engenheiros agrónomos”, apelou Junqueiro.
O Conselho de Directores Alargado tem como objectivo reflectir sobre a importância da Planificação, Gestão e Liderança Universitária; reflectir sobre a Missão e Visão da UEM; avaliar o grau de implementação das recomendações do Relatório de Auscultação à Comunidade Universitária pelas Unidades Orgânicas e diversos intervenientes; partilhar experiências de boas práticas de gestão de algumas Unidades Orgânicas; entre outros.
O evento junta directores das diversas Unidades Orgânicas, Serviços Centrais, Centros e Escolas Superiores da UEM.
Noticias