Sociedade Religião Professor moçambicano pediu adiantado salário de um ano para ir ver o...

Professor moçambicano pediu adiantado salário de um ano para ir ver o Papa no Brasil

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Os peregrinos que desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro para participar na Jornada Mundial da Juventude fazem malabarismos e muitas contas para se manter durante a semana no evento. Muitos deles viajaram dos mais longínquos países não só para ver o Papa Francisco, como também para conhecer o Brasil.

É o caso, por exemplo, do professor moçambicano Crispin Estevão, 24 anos, de Maputo, hospedado no Morro do Pavão-Pavãozinho, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, que pediu dinheiro emprestado ao seu chefe para pagar a viagem que lhe permite tomar parte na Jornada Mundial da Juventude. A sorte é que Estevão trabalha para a própria paróquia. Um padre adiantou-lhe 50 mil meticais (US$ 1.700). Quando voltar à capital de Moçambique, trabalhará durante um ano sem receber salário.

“O dinheiro vai me fazer falta, claro. Mas já está a valer a pena estar aqui. O meu país é pobre. Parece impossível uma pessoa pegar 50 mil para vir para a Jornada. Quis mostrar que é possível. É muito emocionante. O Brasil é o País de cores e alegria que eu imaginava, pela TV e pelo futebol”, diz Crispin Estevão pelo portal “Noticias R7”.

“Estudo Relações Internacionais de dia e dou aulas de educação visual à noite, na Paróquia São Joaquim. Vou ficar um ano sem receber, mas já está a valer a pena. Era um sonho vir para o Brasil”, conta Estevão.

Segundo ele, a inscrição custou US$ 266 dólares e a passagem 37 mil Metical. Desde sábado (20), ele está hospedado na casa de uma família na Favela do Pavão-Pavãozinho, ocupada por uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), em Copacabana, zona sul do juntamente com outros jovens moçambicanos.

O Papa Francisco chegou ontem a noite ao Rio de Janeiro para uma visita oficial ao Brasil, a primeira do seu pontificado.

Antes de aterrar, Francisco deixou uma mensagem contra “a cultura da rejeição”, a pensar nos jovens mas também nos mais velhos. “A crise mundial não faz nada de bom pelos jovens. Corremos o risco de ter uma geração que não tem trabalho, ora é do trabalho que vem a dignidade da pessoa”, afirmou o primeiro Papa sul-americano no avião que o levou de Roma ao Rio de Janeiro.

Francisco aproveitará a semana para falar do que pretende como Papa, escreve o jornal de São Paulo Estadão. E para alertar os políticos para questões que lhe são caras como o risco do aumento das desigualdades e da pobreza. Estão também previstos encontros com cardeais para debater a situação latino-americana.

RM