Sociedade Peregrinação anual a Nossa Senhora de Fátima mobilizou multidão em Moçambique

Peregrinação anual a Nossa Senhora de Fátima mobilizou multidão em Moçambique

Milhares de fiéis da Igreja Católica são aguardados no sábado no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no município da Namaacha, província de Maputo.

A ocasião marca a peregrinação anual que coincide com os 108 anos da aparição da Nossa Senhora de Fátima.

Os participantes representam 43 paróquias da Arquidiocese de Maputo, abrangendo também comunidades das províncias de Gaza e Inhambane. Durante dois dias, os devotos dedicar-se-ão a orações pela restauração da paz efectiva em Moçambique.

Uma fonte da Arquidiocese de Maputo sublinha que “a peregrinação é um momento de oração e penitência que nos conduz a uma conversão profunda”. A organização exorta os peregrinos a vivenciarem esta jornada com o terço nas mãos, invocando o nome de Maria e entoando cânticos de misericórdia em seus corações, promovendo a união e o reconhecimento mútuo como irmãos.

A Arquidiocese também apela aos automobilistas para conduzirem com prudência ao longo da Estrada Nacional número dois (EN2) até à Namaacha, salientando a importância da ordem e do respeito durante as celebrações.

Recomendado para si:  Assalto em Mocuba termina com morte de agente de segurança e dois feridos

Este ano, a peregrinação ocorre num contexto significativo, à medida que o país se prepara para comemorar, a 25 de Junho, o 50º aniversário da Independência nacional.

O Santuário Nossa Senhora de Fátima na Namaacha é históricamente relevante, tendo sido o primeiro em África dedicado à Nossa Senhora de Fátima, erguido em 1942 durante as comemorações dos 25 anos das aparições. Desde então, anualmente, milhares de peregrinos das arquidioceses de Maputo, Gaza e Inhambane deslocam-se a este local, atraindo igualmente crentes de países vizinhos.