Segundo Maria Ombe, directora provincial do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral de Gaza, em entrevista a nossa fonte, o mesmo entusiasmo pode ser reportado noutros cinco municípios designadamente em Xai-Xai, Chibuto, Mandlakaze, Chókwè e Macia.
“Estamos satisfeitos pelo facto de a Praia de Bilene, ter dado um grande exemplo de cidadania, acorrendo em massa aos postos de recenseamento para livremente os seus habitantes poderem indicar os que irão estar à frente dos destinos daquela autarquia”, disse Ombe.
A nossa fonte disse, por outro lado, estar esperançada em ver igualmente cumpridas as metas atribuídas aos restantes municípios de Gaza, tendo em conta o facto de os postos estarem a conhecer nos últimos tempos uma grande presença de pessoas interessadas em efectuar o seu registo.
Informações disponíveis indicam que até ao momento terão sido inscritas 75 por cento de cidadãos com idade eleitoral dos mais de 158 mil cidadãos estimados para o pleito eleitoral de 20 de Novembro próximo.
“Neste momento, estamos igualmente a trabalhar para que nada não falhe durante o processo de votação em Novembro planificando de forma cuidada todos os aspectos inerentes à componente logística, desde a garantia em termos de meios de transporte e outras intervenções afins”, disse Maria Ombe.
Refira-se há dias, decorreu nas instalações do Instituto de Formação de Professores Eduardo Mondlane, em Inhamissa, arredores da cidade de Xai-Xai, um curso de formação dirigido a mais de 100 participantes dos órgãos eleitorais locais, designadamente as comissões de eleições, ao nível provincial, distrital e de cidade, e dos respectivos Secretariados Técnicos de Administração Eleitoral (STAE).
O treinamento que contou com a presença de um vogal destacado pelo pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), constou de matérias como as leis inerentes às autarquias, recenseamento eleitoral, regulamento de funcionamento das comissões provincial, distritais e de cidade.
Noticias