Sociedade Meio Ambiente Mercados ‘Museu’ e ‘Mandela’ serão requalificados

Mercados ‘Museu’ e ‘Mandela’ serão requalificados

Cinco mercados municipais da cidade de Maputo, designadamente “Museu”, Mandela 1 e 2, “Xiquelene”, “Janet” e do “Povo” vão ser requalificados, segundo projectos em carteira que o conselho Municipal pretende levar a cabo nos próximos tempos.

João Munguambe, vereador da área das Actividades Económicas, disse que a viabilização destes projectos vai trazer melhorias para as infra-estruturas e na prestação de serviços, visto que o Município de Maputo passará a dispor de mercados modernos para além de permitir “melhor ambiente de negócio e beneficiar os vendedores”.

Os planos, segundo Munguambe citado pelo semanário “Domingo”, enquadram-se numa parceria com agentes económicos do sector privado que manifestaram interesse em realizar investimentos nestes mercados.

Munguambe assegurou que com o projecto de requalificação dos mercados nenhum dos vendedores irá perder o direito de prosseguir com a sua actividade nos actuais locais.

Entretanto, a Assembleia Municipal propôs que o processo seja realizado por fases, para permitir que, durante os trabalhos, não seja afectada a actividade dos vendedores que na sua maioria dependem do pouco que ganham na receita diária.

Recomendado para si:  Governo prevê encerramento da lixeira de Hulene até 2027

Outro dos aspectos que a Assembleia Municipal recomendou ao executivo de Maputo tem a ver com a necessidade de se observar, no projecto de requalificação, a fixação de áreas para cada tipo de produtos, com bancas específicas, o que se traduzirá numa melhor organização.

Entende ainda aquele órgão que, nos que vão beneficiar de requalificação, se deve prever espaços para o estacionamento de viaturas, de modo a beneficiar os respectivos utentes e vendedores.

O projecto de requalificação prevê um aumento do número de vendedores, de infra-estruturas nos referidos mercados, além de conferir maior dignidade àqueles locais.

No âmbito das requalificações, está também projectada a requalificação da Feira Popular de Maputo, tutelada pelo Conselho Municipal, com o objectivo de conferir um aspecto moderno aquela área comercial e de laser.

Para o efeito, o pelouro de Actividades Económicas realizou encontros com os comerciantes da Feira Popular, tendo já sido constituída uma comissão que irá monitorar com o executivo o desenrolar do processo de requalificação.

RM