Sociedade Transportes Marcelino dos Santos abre hoje ao tráfego

Marcelino dos Santos abre hoje ao tráfego

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

A estrada, que parte do mercado Fajardo até a rua Gago Coutinho, num troço de aproximadamente dois quilómetros, foi construída de pavêt e tem agora faixas de rodagem ampliadas.

A cerimónia de inauguração da rua Marcelino Dos Santos será dirigida pelo presidente do município de Maputo, David Simango, que hoje retoma a sua visita de trabalho ao distrito municipal depois de uma interrupção de quase uma semana.

A restauração desta rodovia, considerada alternativa à Avenida do Trabalho para a entrada e saída do centro da cidade e, por essa via, descongestionar o trânsito, enquadra-se no projecto de requalificação do bairro de Chamanculo, em curso desde 2011.

Para tal, foram abrangidas 204 famílias que ficaram com as casas e os estabelecimentos comerciais parcial e completamente destruídas, o que deu lugar ao pagamento de compensações e ao reassentamento noutros bairros residenciais da capital.

Para além da demolição de residências foi necessária a retirada de alguns postos de transporte de energia ao longo da via. Foram igualmente retirados alguns condutores de água que tinham sido implantados no traçado da mesma.

Informações do Concelho Municipal de Maputo (CMCM) indicam que todas estas operações custaram aos cofres da Edilidade 200 milhões de meticais.

Este processo de compensação e reassentamento não foi do agrado de todos os visados, alguns dos quais consideraram o valor irrisório para a construção de uma residência, tal como as que tinham erguido no Chamanculo.

Na ocasião, o presidente do município, David Simango, explicou que a demolição e/ou afastamento das casas e quintais foi antecedido de um trabalho de sensibilização das famílias sobre a importância da estrada.

Ainda no distrito municipal Nlhamankulu, Simango deverá visitar algumas infra-estruturas que beneficiaram de reabilitação e ampliação, com destaque para a maternidade do Centro de Saúde de Xipamanine.

Noticias