O presidente da Comissão Provincial de Eleições (CPE) em Manica, António Massilau, revelou ontem em Chimoio que a província poderá não conseguir atingir a meta prevista de eleitores a recensear até ao dia 23 deste mês nas cinco autarquias existentes.
Segundo a fonte, dos 190.942 eleitores previstos para serem recenseados a nível dos 5 municípios da província, até à data de hoje somente 103.267 eleitores é que já foram registados em Manica, sendo a vila de Catandica classificada em primeiro lugar, com 99,8% dos potenciais eleitores já registados, seguida da cidade do Chimoio com 43.9% e por último o futuro Município de Sussundenga com 36%. Sobre Gondola e Manica nada foi referido.
“O nível de afluência de eleitores a apresentarem-se aos postos de recenseamento eleitoral é baixo, visto que até ao presente momento ainda não conseguimos atingir a metade da meta prevista para esta parte”, disse e acrescenta que “Campanhas de educação cívica nas comunidades entre outros actividades estão em curso com vista a conquistar eleitores a afluírem em massa nos postos de recenseamentos eleitorais em Manica”, concluiu.
No município de Sussundenga, o novo município da província de Manica já foram registados 3.552 eleitores de um universo de 9.862 previstos até ao final do processo, a 23 de Julho do ano corrente.
Canal Moz