Nacional INEFP forma reclusos da penitenciária de Maputo

INEFP forma reclusos da penitenciária de Maputo

A iniciativa resulta do acordo de entendimento entre estas duas instituições do Estado, celebrado há dias, pelo director do estabelecimento penitenciário provincial de Maputo, Castigo Silvestre Machaieie, e pelo delegado provincial do INEFP de Maputo, Davi Eugénio Checo, visando garantir uma reinserção social segura dos reclusos após cumprirem as suas penas, munindo-lhes de capacidade técnico-profissional numa das áreas do seu domínio ou de interesse, em termos de actividade económica.

As primeiras acções formativas, a arrancarem no próximo mês, envolvem as especialidades de serralharia civil, carpintaria e alfaiataria, estando igualmente projectadas outras áreas para os cursos seguintes, nomeadamente a electricidade instaladora e a refrigeração.

O arranque dos cursos contará com 52 formandos, sendo 20 em alfaiataria e os restantes divididos em serralharia civil e carpintaria, com 16 cada.

Os certificados a serem emitidos pelo INEFP terão o mesmo peso técnico de qualquer formando daquela instituição, incluindo o reconhecimento internacional, sobretudo a nível regional.

O equipamento, adquirido pela respectiva penitenciária, já está em montagem nas suas instalações, estando o INEFP encarregue da parte psico-pedagógiga e técnica dos cursos.

Ao mesmo tempo, o INEFP responsabilizar-se-á pela formação dos futuros formadores da penitenciária, numa perspectiva de, num prazo de um ano, que durará a primeira fase do memorando, a própria instituição ser encarregue de ministrar cursos internamente com a qualidade e certificação técnico-profissional do INEFP, agente do Estado responsável pelo recenseamento de centros e agências de emprego e formação profissional no país.

Noticias