Sociedade Transportes Comboio de passageiros Nampula-Cuamba passa a ser mais rápido

Comboio de passageiros Nampula-Cuamba passa a ser mais rápido

O consórcio Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN), que explora o serviço de transporte ferroviário de passageiros e carga no corredor de Nacala, adoptou uma medida cuja implementação passará a efectividade nos próximos dias, que preconiza a supressão do número de apeadeiros onde o comboio obedece paragem com reflexo na redução de cerca de 10 para sete horas, a duração da viagem de Nampula à Cuamba e vice-versa.

Actualmente o comboio de passageiros que circula naquele troço, obedece a um total de 27 paragens entre estações e apeadeiros com uma duração média de dez horas da viagem, facto que levanta reclamações por parte dos utentes, pois quando se registam avarias mecânicas da locomotiva a chegada ao destino acontece noite adentro com prejuízos para os passageiros que têm a necessidade de fazer ligações rodoviárias e aéreas para outros destinos.

O CDN explicou há dias em comunicado ao governo de Nampula, através da direcção provincial dos transportes e comunicações, visando dar a conhecer a pretensão de manter apenas nove estações e apeadeiros no percurso Nampula-Cuamba e vice-versa com um tempo de viagem de cerca de sete horas, segundo confirmação dada à nossa reportagem pelo porta-voz daquela instituição pública, Carlos Vieira.

Apesar de reconhecer o esforço que o CDN tem vindo a fazer nos últimos tempos visando imprimir melhorias na prestação do seu serviço, consubstanciado pela aquisição de 12 novas carruagens para passageiros com maior conforto e sete locomotivas para aumentar a disponibilidade de equipamentos de tracção, num investimento avaliado em 14 milhões de dólares norte americanos, a nossa fonte considerou que o número de apeadeiros suprimidos é exagerado e que devia ser revisto atendendo as necessidades dos beneficiários de transportar os seus produtos agrícolas para os mercados a preços acessíveis.

O troço ferroviário ligando as cidades de Nampula e Cuamba é de 342 quilómetros e no seu percurso os produtores encontram uma oportunidade para comercializar os seus excedentes e adquirir outros bens.

A nossa Reportagem soube que a decisão do CDN de reduzir as horas de circulação dos comboios de passageiros na linha é um passo na acomodação do comboio de mercadorias, sobretudo carvão mineral que será escoado a partir de Tete entrando no corredor de Nacala até a terminal em construção no distrito de Nacala-a-Velha, na província de Nampula.

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