Nacional Alfândegas apreendem cerveja contrabandeada

Alfândegas apreendem cerveja contrabandeada

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

A apreensão foi efectuada no posto fronteiriço de Ressano Garcia, na província de Maputo, e as caixas eram transportadas num camião de marca Toyota Hino, com a chapa de inscrição AAO 887 MP.

As bebidas tinham sido camufladas debaixo de quantidades não especificadas de batata e de cebola provenientes da vizinha África do Sul, de onde eram igualmente provenientes as bebidas alcoólicas apreendidas.

Do lote de cervejas apreendidas destacam-se 149 caixas de castle lite, 116 de hunters dry, 17 de Savanna e oito de hunters gold que, nos últimos tempos, têm sido vendidas a preços promocionais nos mercados informais da cidade e província de Maputo.

A descoberta destas bebidas alcoólicas foi possível graças ao reforço das medidas de inspecção efectuadas naquele posto fronteiriço, com o intuito de combater as acções de descaminho de produtos importados, segundo disse o chefe do posto fronteiriço de Ressano Garcia, Daúde Daia.

“As bebidas retiradas das respectivas caixas tinham sido escondidas debaixo do camião e por cima delas tinham sido arrumada a batata e a cebola que eram os produtos declarados para o efeito do pagamento das taxas de importação”, explicou Daia.

Daúde Daia esclareceu que o camião foi submetido ao sistema de inspecção não intrusiva, tendo sido detectado que para além dos produtos declarados a viatura transportava outros. “Quando fizemos a descarga descobrimos as bebidas”, acrescentou.

As mercadorias não declaradas e a viatura onde eram transportadas ficaram retidos em Ressano Garcia, devendo ser conduzidos ao armazém de leilão das Alfândegas de Moçambique.

O nosso interlocutor disse que uma avaliação preliminar indica que a taxa de importação dos produtos ora apreendidos e as respectivas multas pode rondar a pouco mais de 700 mil meticais.

Referiu ainda que estas ocorrências têm sido frequentes naquele posto fronteiriço e com alguma regularidade são apreendidas entre 30 e 100 caixas de diverso tipo de bebidas alcoólicas, com destaque para cervejas.

Daia afirmou que, nos últimos tempos, um dos mecanismos usados pelos autores dessas artimanhas é camuflar as bebidas alcoólicas nas viaturas que transportam mineiros moçambicanos que trabalham na África do Sul.

“Por causa disso todas as viaturas são conduzidas a inspecção física e não intrusiva. A meta é sensibilizarmos a todos os utentes da fronteira de importância do pagamento das taxas de importação de produtos”, disse Daia.

RM