Sociedade Transportes Abortado plano de retirar contentor com duas viaturas

Abortado plano de retirar contentor com duas viaturas

O caso foi detectado porque, por engano, o condutor do camião, cujo nome não foi possível apurar, passou pelo equipamento de inspecção não intrusiva, um procedimento pouco comum quando se trata da saída de contentores vazios.

Informações das Alfândegas de Moçambique indicam que a retirada do contentor, de 40 pés, tinha sido legalmente requerida por uma entidade, alegadamente para empacotar produtos para efeitos de exportação.

A carga, que se encontrava nas instalações do Porto de Maputo, numa área reservada a contentores vazios, terá sido propositadamente colocada no camião com o claro objectivo de retirar os “land cruiser” sem pagamento das taxas de importação.

Os mesmos dados dão conta que o contentor assim veio do país de origem e a sua colocação na área reservada a contentores vazios terá sido orquestrada no sentido de as viaturas escaparem ao fisco.

As Alfândegas de Moçambique acreditam que o motorista do camião de aluguer não conhecia o plano, pelo que não viu problema nenhum de passar da área de inspecção não intrusiva, vulgo Scanner, tendo, inclusivamente, se mostrado espantado quando questionado sobre a presença de duas viaturas no interior do contentor.

CAMIÕES DE CARGA USADOS NO CONTRABANDO DE CERVEJA

DOIS camiões de grande tonelagem estão igualmente retidos no Terminal de Carga da Frigo, no município da Matola, após serem surpreendidos a transportar cerveja contrabandeada.

O primeiro, de marca Nissan UD, cuja matrícula não foi possível apurar, transportando milho com destino ao Porto de Maputo, foi surpreendido com 139 caixas de cerveja Heinneken importada da África do Sul.

A cerveja tinha sido camuflada no meio dos cereais e foi descoberta momentos depois de o camião passar pelo sistema de inspecção não intrusiva, no Posto Fronteiriço de Ressano Garcia, província de Maputo.

Informações das Alfandegas de Moçambique indicam que o condutor deste camião fugiu com as chaves da viatura, dai as conclusões de que esta operação de fuga ao fisco não tem a ver com os proprietários da empresa, dona do veículo.

Outro camião, transportando Ferro Crómio, foi igualmente surpreendido com pouco mais de 200 caixas de cervejas de diversas marcas, tendo sido igualmente retido naquele terminal.

Noticias