Politica Ka-Maxaquene: David Simango diz que recomendações deixadas não foram cumpridas

Ka-Maxaquene: David Simango diz que recomendações deixadas não foram cumpridas

O presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, mostrou-se visivelmente agastado com o relatório das actividades realizadas no âmbito das recomendações deixadas na última visita realizada no ano passado, no distrito Municipal Ka-Maxaquene.

É que das 23 recomendações deixadas no ano passado, segundo o relatório na posse do Canalmoz, apenas 8 é que foram realizadas cabalmente. Os restantes 15 ainda estão por se realizar. Simango não gostou, mas talvez para não deixar mal, a vereadora Celina Cossa, perante os seus directores e secretários de bairros, preferiu usar o termo “as metas planificadas não foram cumpridas, mas estão de parabéns pelo trabalho realizado”.

davi-simango-2013

Algumas recomendações por realizar

A vereadora do distrito Municipal Ka-Maxaquene, Celina Cossa, disse que na recomendação de alocação de transporte semi-colectivo para os bairros de Ka-Maxaquene, o assunto ainda está em estudo na vereação dos Transportes e Trânsito. No que toca à criação de espaços para o estacionamento, disse que os poucos espaços existentes carecem de estudos por esta vereação. Quanto à limpeza de sanitários no Mercado Carimo, disse que a actividade estava a ser realizada. No combate a cobranças ilegais pelas microempresas no processo de recolha de resíduos sólidos. Disse que o trabalho estava em curso num trabalho conjunto entre a administração, os responsáveis das microempresas e as estruturas do bairro. Sobre a colocação de barreiras na vala de drenagem nas avenidas Milagre Mabote e Acordos de Lusaka, disse que era uma tarefa ainda por realizar.

Recomendado para si:  Parque Nacional de Banhine reinicia ciclo da vida selvagem com introdução de novas espécies

O que foi realizado

Consta entre as actividades realizadas, a reabilitação da Avenida de Angola no troço entre a fábrica de gelo Fager, até à zona da Cetraco. A colocação de travessias ao longo da vala para servir aos alunos e residentes próximos da Escola Primária Unidade 24. A sensibilização dos munícipes afectados pela reabilitação da Avenida Julius Nyerere com vista a evitar constrangimentos. Esta tarefa foi realizada com sucesso e os munícipes estão sensibilizados e as obras estão em curso.

David Simango

O presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, depois de acompanhar atentamente a apresentação do informe, disse que o maior número dos pontos arrolados constam das recomendações deixadas na última visita. Disse que tudo que se diz que está em curso ainda não foi acabado.

“Todas as partes do relatório das actividades que vem trabalho por realizar, actividade está a ser realizada, concurso da empreitada ainda está a decorrer, tarefa em curso, trabalho ainda em fase de realização, matéria em estudos, quer dizer, as metas planificadas não foram alcançadas”, disse.

O distrito Municipal de Ka-Maxaquene tem 223.688 habitantes distribuídos em oito bairros e 430 quarteirões. O bairro mais populoso é Polana Caniço “B”, com 46.184 habitantes e o menos populoso é Urbanização, com 15.789 munícipes.

A visita continua hoje, quinta-feira, com a reunião com os directores das escolas primárias do 1º e 2º grau do distrito. Visitas dos projectos do PERPU da Associação Txivikeni, encontros com mulheres, jovem.

Canal Moz