Da Luz Guebuza considerou ser comum nos dias que correm em África e no país em particular as crianças não desfrutarem dos seus direitos devido a diversos factores, nomeadamente a orfandade, abandono pelos pais e familiares, exploração do trabalho infantil, maus tratos e agressões físicas, abuso sexual, entre outros.
Para combater estas mas práticas, conforme assinalou, o governo moçambicano aprovou dispositivos legais com medidas que responsabilizam todos aqueles que praticam acções de violência, abandono, tráfico, rapto, abusos e exploração de menores, dai a necessidade da vigilância de todos para garantir que não ocorra uma destas práticas nocivas ao bom crescimento das crianças.
Da Luz Guebuza disse também que cabe à comunidade, pais e encarregados de educação, a responsabilidade de incutir à pequenada, o sentido de assumirem aquilo que são os seus direitos e deveres.
“Por isso, meus filhos, estudem muito, ajudem os papas nas actividades domésticas que estão ao vosso alcance, oiçam e respeitem os bons conselhos dos mais velhos, fiquem longe das drogas, do álcool e de todas as práticas nocivas à sociedade”, pediu a esposa do Presidente da República.
Para a Ministra da Mulher e Acção Social, Iolanda Cintura, é pertinente reflectir nestas ocasiões sobre os direitos e deveres das crianças que, por diversos motivos estão sendo escamoteados no país.
Na opinião da Iolanda Cintura, são os adultos que fomentam todas práticas que atentam contra o futuro risonho e harmonioso das crianças, sendo por isso importante que cada um encontre forma, para que os petizes desenvolvam livremente as suas habilidades psico-motoras.
A passagem do Dia da Criança Africana cujas cerimónias centrais tiveram lugar na cidade de Inhambane, foram caracterizadas pela inauguração de um parque infantil construído pela edilidade, com o intuito de oferecer às crianças espaços de lazer.
Noticias
















