Alguns dos problemas registados nos primeiros dias do processo, conforme constatou a nossa Reportagem durante uma ronda efectuada por alguns postos da capital provincial de Tete, estão relacionados com a falta de tinta e avarias dos computadores, entre outros pequenos detalhes que contribuem para a lentidão do registo.
No entanto, o director do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), em Tete, Lolo Correia, prometeu que estes problemas serão solucionados até o fim desta semana e tudo está sendo conduzido por formas a permitir maior abrangência aos munícipes, sobretudo para aqueles com a idade eleitoral.
“Nesta primeira fase vamos trabalhar com 51 brigadas das 206 criadas nos três municípios da província de Tete. Para já, tirando um e outro detalhe pontual, toda a logística para o processo está garantida” – disse o director do STAE em Tete.
O nosso entrevistado afirmou que, para o efeito, ao todo foram seleccionados 618 brigadistas que realizarão o censo eleitoral em vários bairros e localidades das autarquias da cidade de Tete e das vilas de Moatize e Ulónguè. “Fizemos tudo ao nosso alcance para que não haja constrangimentos durante o processo, desde a mobilização de meios técnicos, viaturas, combustíveis e lubrificantes, incluindo alimentação, em alguns casos, para os brigadistas” – referiu Lolo Correia.
O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, segundo o seu director, em Tete, conta ainda com a colaboração, no processo, das autoridades municipais e comunitárias locais, entre outras personalidades e agentes económicos.
Na abertura do censo eleitoral, acto que decorreu no Salão Nobre da Assembleia da cidade de Tete no passado dia 25 de Maio, o governador de Tete, Ratxide Gogo, acompanhado pela sua esposa e outros membros do governo provincial foi o primeiro cidadão a recensear-se tendo apelado aos munícipes para a sua afluência nos postos de registo.
“Queremos apelar a toda população das autarquias de Tete para acorrer aos centros para se recensear para poderem votar no processo eleitoral autárquico agendado para o dia 29 de Novembro próximo”, apelou Ratxide Gogo que assinalou que nada vai impedir a realização daquele acto.
Jornal Noticias